Sou Elis, e minha jornada como mãe na neurodiversidade revelou desde muito cedo a complexidade e a beleza na mente do meu filho. Minha formação e expêriencia profissional na Englaterra, como Mestre em Saúde Mental e Bem-estar Emocional, nunca poderia me preparar para essa jornada extraordinária, que é a NeuroDiversidade na maternidade. Minha qualificação e expertise professional em saúde mental, bem-estar emocional e neurociência me ajudaram a identificar traços de neurodiversidade muito precosimente na vida do meu filho, mas eu tive que lutar por um diagnóstico preciso.
O processo de diagnóstico inicial do meu filho foi complicado, pois, no caso dele, ele apresentou sinais e sintomas de Superdotação, Autismo, TDAH, Dispraxia e Transtorno do Desenvolvimento da Fala (TDF). Na Inglaterra onde moravamos, ele passou pela a primeira por avaliação do neurodesenvolvemento quando ele tinha 3 ano de idade, passou por uma equipe multidiciplinar quando ele recebeu os relatórios de diferentes profissionais, e nenhum relatório tinha a mesma opinião sobre seu diagnóstico. Não esperamos um diagnostico formal para comerçar as intervenções, e sempre intervimos em casa e na escola nas suas áreas do neurodesenvolvemento que ele tinha dificuldades, graças a Deus ele sempre teve boa evolução as intervenções.
Em 2023, mudamos da Inglaterra para Portugal meu filho já com 8 anos de idade, ele teve um processo de adaptação muito complicado "onde teve sua primeira crise de identidade", o que nos levou a um novo processo de diagnóstico do neurodesenvolvimento. Finalmente, aos 9 anos, ele foi diagnosticado com Dupla-excepcionalidade (2E), sendo superdotado e TEA.
Como toda mãe de uma criança neurodivergente, passei por uma montanha-russa de emocional, experimentei uma gama de emoções. Mesmo antes do diagnostico formal do meu filho, por um period de tempo eu me permitir passar por um processo de "luto" para com as minhas expectativas que eu tinha para meu filho e minha maternidade, eu tenho certeza de que todos nós tínhamos um futuro ideal para nosso filho muito cedo mesmo durante a gravidez e uma maternidade "do Instagram" tudo perfeiro e planejado :) Esse processo de luto que todas passamos e importante não é um sinal de fraqueza ou que não amamos os nosso filho (a), apenas precisamos de tempo para abraçar uma nova realidade não planejada que e a NeuroDiversidade na nosso maternidade.
Mesmo sendo uma profissonal com muita experiência na saúde mental eu tive que estudar muito as diversas condições do neurodesenvolvemento para entender melhor as dificuldades e necessidades únicas do meu filho. Hoje, com um diagnóstico claro e um profundo conhecimento prático e teórico sobre o funcionamento do cérebro do meu filho, sinto me mais preparada para oferecer o suporte adequado a ele, à escola e à equipe terapêutica que o acompanha.
Um grande abraço, Elis :
Sobre Me
Elis Catro
Profissional de Saúde Mental e Bem-Estar Emocional
Mestre em Saúde Mental e Bem-Estar Emocional
Mãe com muito orgulho criando filho neurodiverso (2E)